logo

Saúde realiza capacitação sobre controle e identificação de escorpião


Por Lissa Izabely | Assecom AIA

198 Acessos

Saúde realiza capacitação sobre controle e identificação de escorpião

Com objetivo de prevenir em relação ao controle, identificação e manejo de escorpião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma capacitação com agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, a iniciativa busca aprimorar o serviço, visto que os profissionais têm maior contato com a população.

            A fiscal de vigilância sanitária e também palestrante do curso Lidiane Fraga, ressalta que houve um aumento na incidência dos casos em que pessoas são picadas pelo animal no país. “Os municípios estão se capacitando para atuar na prevenção, identificação e manejo desses animais, como aranha, cobras, carrapato estrela além do escorpião.  Em caso de picadas, orientamos sempre que procurem o médico e caso consigam que levem o animal em um recipiente para a identificação”, diz.

MEDIDAS DE CONTROLE E PREVENÇÃO - Os escorpiões possuem hábitos noturnos, permanecendo escondidos durante o dia em locais úmidos e escuros. Desta forma, a principal medida para evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.

Eles também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientado que se vede ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não possuem eficácia comprovada contra a espécie. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar um tênis ou sapato, pois o escorpião pode estar escondido nestes locais.